UNIABA DIGITAL (EM BREVE) EM PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

TECNOLOGIA EM SERVIÇOS JURÍDICOS, NOTARIAIS E CARTORIAIS

Sobre o curso

O Curso Superior de Tecnologia em Serviços Jurídicos, Notariais e Cartoriais – Modalidade EAD, da Faculdade UNIABA pretende formar tecnólogos generalistas, críticos e reflexivos. Para isso, os acadêmicos deverão ser estimulados em todo o curso a serem competentes e com habilidades norteadas por abordagens contemporâneas, para exercer suas habilidades com base no rigor científico e intelectual sem esquecer-se dos princípios éticos.

O curso terá ainda como objetivos específicos:

  • compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações;
  • inserir o acadêmico em ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em registros públicos, de todos os portes e ramos de atuação;
  • desenvolver a capacidade de analisar criticamente a situação dedos órgão públicos, para refletir sobre a prática e estabelecer paralelos entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as situações vivenciadas no decorrer do curso;
  • inserir o aluno em atividades de gestão sobre diferentes temas, como forma de ampliar o conhecimento histórico e buscar alternativas metodológicas para o trabalho docente.

Para dar concretude ao Eixo Perfil do Egresso, ao longo do Curso, serão desenvolvidas situações de aprendizagem que permitem a construção, pelos alunos do Curso de Tecnologia em Serviços Jurídicos, Notariais e Cartoriais – Modalidade EAD, da Faculdade UNIABA, de competências, habilidades e atitudes que permitam como perfil:

1) um profissional com sólida formação geral, humanística e axiológica, capaz de analisar, interpretar e valorizar os fenômenos jurídicos e sociais, dominando conceitos e terminologia jurídica, utilizando adequada argumentação, aliada a uma postura reflexiva e crítica, na busca do exercício profissional e do desenvolvimento da cidadania;

 

2) um profissional que atue de forma contextualizada na mediação de conflitos, como agente de transformação na sociedade em que se encontra inserido, consciente da necessidade da sua formação continuada, ressignificando conteúdos conforme as necessidades do mercado de trabalho.

 

Para isso, os acadêmicos deverão ser estimulados em todo o curso a serem competentes e com habilidades norteadas por abordagens contemporâneas, para exercer suas habilidades com base no rigor científico e intelectual sem esquecer-se dos princípios éticos.

No que se refere à área de atuação profissional o tecnólogo em Serviços Jurídicos, Notariais e Cartoriais formado pela Faculdade UNIABA poderá atuar em toda a esfera de órgãos públicos. Ele poderá atuar em cartórios de notas, protesto de títulos, registro civil das pessoas jurídicas, registro civil das pessoas naturais, registro de contratos marítimos, registro de distribuição, registro de imóveis e títulos e documentos, registro de interdições e tutelas, registro de títulos e documentos e civis das pessoas jurídicas.

A avaliação da aprendizagem é feita por disciplina e segue uma sistemática única para todos os semestres. Apenas o Trabalho Final é avaliado de forma diferenciada. O rendimento escolar do aluno é verificado em cada período letivo, compreendendo o aproveitamento e a participação. Assim, a avaliação da aprendizagem é realizada sob três aspectos: domínio do conteúdo, isto é, se o aluno alcançou os objetivos da instrução; semestralmente, este aspecto é avaliado em quatro provas semestrais, que equivalem a 60% da nota final; realização de duas atividades semestrais, equivalentes a 10% da nota final; realização dos exercícios de autoavaliação equivalentes a 30% da nota final.

Avaliação das provas presenciais: São aplicadas duas provas presenciais por semestre, que equivalem a 60% da nota final, abrangendo o conteúdo de todas as disciplinas em que o aluno está matriculado. Para cada uma dessas provas é prevista uma versão substitutiva para os alunos que necessitarem recuperação, a ser aplicada no encontro presencial seguinte; neste caso, a nota da prova será a melhor das duas notas recebidas nas respectivas provas. Para cada prova haverá versões diferenciadas.

Avaliação das provas virtuais: São aplicadas duas provas virtuais por semestre, via AVA, que equivalem a 10% da nota final, abrangendo o conteúdo de todas as disciplinas em que o aluno está matriculado. Para cada prova haverá versões diferenciadas para os polos situados no exterior.

Avaliação das atividades:  São aplicadas duas atividades por semestre, que equivalem a 10% da nota final, que podem ser realizadas em grupo ou individualmente, de acordo com a orientação do professor. As atividades são avaliadas pelo professor da disciplina, que publica feedback e respectiva nota via sistema próprio de envio e correção de atividades.

Avaliação pelos exercícios online: O aluno possui uma agenda de realização de estudos e exercícios semanais online, que apresenta feedback imediato e apropriado, orientando o aluno a estudar novamente o conteúdo relacionado com os erros eventualmente ocorridos, sendo a nota consignada automaticamente ao mapa de notas do aluno. Em seguida o aluno tem oportunidade de realizar novo exercício relacionado àquele conteúdo, podendo melhorar o seu rendimento conforme seu aprendizado evoluiu, respeitado o prazo da agenda de estudos; nesse caso, novas questões serão apresentadas, selecionadas, de forma aleatória, a partir do banco de questões.

A nota final de cada disciplina é a média aritmética das notas mensais.

O aluno é aprovado na disciplina em que obtiver menção final igual a 6,0 ou superior).

A Faculdade UNIABA disponibiliza, conforme demanda, disciplinas (EAD) como cursos de extensão, com duração estimada de 30 horas cada disciplina. Estes cursos são acompanhados via plataforma Moodle de ensino-aprendizagem. Também serão disponibilizados cursos, palestras e seminários realizados em parceria com a Associação Brasileira de Advogados – ABA por intermédio de sua Universidade Corporativa, a UNIABA.

A Faculdade UNIABA acredita que ao fazer ensino e uma gestão de qualidade está cumprindo uma ação de responsabilidade social, uma vez que, dessa forma, está correspondendo às demandas da sociedade em relação ao seu papel como instituição educacional. Além disso, a responsabilidade social é entendida como resultado de ações que envolvam colaboradores e integrantes da instituição, resultando em melhorias para eles próprios, para as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a instituição e para a sociedade como um todo, em seus mais diversos níveis.

O compromisso de natureza social da Faculdade UNIABA é a busca constante de excelência de sua ação pedagógica. Desde o início das atividades da Faculdade, os objetivos gerais focalizados nas competências básicas que técnica, relacional (humana) e conceitual (estratégica) propiciam a formação de profissionais plenamente capacitados a exercer funções executivas e de direção nas instituições em que trabalham.

A Faculdade também se engaja com o Governo Federal no Projeto “Universidade para todos – PROUNI”, bem como oferece uma bolsa de estudos própria, que subsidia aos alunos que comprovadamente precisem de auxílio financeiro, percentuais significativos de desconto durante todo seu curso.

Para atuar como professor na Faculdade UNIABA, a formação mínima exigida é especialização, desde que os docentes possuam experiência na área e na disciplina que irão ministrar, respeitando o relatório que considera o Perfil Institucional e Profissional do Egresso elaborado e acompanhado pelo NDE, considerando os estudos individualizados na região, observando as particularidades e especificidades e o Mercado de Trabalho, de maneira que o aluno desenvolva habilidades e competências específicas desejadas.

 

Cabe ainda ao docente fomentar o raciocínio crítico com base em literatura atualizada, além da bibliografia proposta, que proporcione o acesso a conteúdo de pesquisa de ponta relacionados aos objetivos das disciplinas/perfil do egresso e que incentivará a produção de conhecimentos por meio de grupos de estudo e ou pesquisa e da publicação.

 

De se destacar a experiência de cada docente favorecendo o raciocínio crítico e a possibilidade da aula ser enriquecida com exemplos do cotidiano, a partir das experiências profissionais, de forma a ultrapassar a bibliografia proposta.

 

O curso contará com 14 professores e 10 tutores que possuem experiência acadêmica e profissional, titulação de mestrado em sua maioria e regime de trabalho em tempo integral, demonstrando em reunião realizada compromisso institucional e com o curso objeto da avaliação. Em termos de formação o curso possuirá 6 doutores, 6 mestres, totalizando 85,71% de professores com formação stricto sensu e 02 especialistas, o que representa 14,29% com professores com formação lato sensu. Se considerados professores e tutores, o curso contará 22 profissionais sendo que 16 possuem formação stricto sensu, o que representa 72,73% do quadro docente/tutorial.

 

Professores do curso – Faculdade UNIABA

NOME

CPF

TITULAÇÃO

CH

1. Ailton Ferreira Cavalcante (Coordenador)

602.861.646-04

Mestre

Integral

2. Andrei Clauhs (NDE)

007.618.157-08

Doutor

Integral

3. Beatriz Emília Bartoly (NDE)

825.686.347-15

Doutora

Integral

4. Beatriz Souza Costa (NDE)

427.997.246-04

Doutora

Integral

5. Catharina Orbage de Britto Taquary Berino (NDE)

032.342.001-06

Doutora

Integral

6. Esdras Dantas de Souza (NDE)

068.102.841-68

Especialista

Integral

7. Einstein Lincoln Borges Taquary

243.935.921-15

Mestre

Integral

8. Eneida Orbage de Britto Taquary

280.109.651-20

Doutora

Integral

9. Expedito Afonso Veloso

424.589.606-00

Mestre

Integral

10. Francine Cansi

811.312.160-91

Doutora

Integral

11. Glauco Alves E Santos

483.208.031-87

Mestre

Integral

12. Marcelo Francisco Xavier

742.388.096-53

Mestre

Integral

13. Roberto Gerassi

596.495.007-82

Especialista

Integral

14. Virgínia Solino de Moraes

512.354.631-68

Mestre

Integral

 

Tutores do curso – Faculdade UNIABA

NOME

CPF

TITULAÇÃO

CH

1. Ana Maria Cavalier Simonato

034.166.227-58

Mestre

Integral

2. Elaine Cristina Gomes Pereira

024.194.067-29

Especialista

Integral

3. Fabiane de Andrade

051.904.207-79

Doutora

Integral

4. Fernanda Prado dos Santos

095.153.917-50

Especialista

Integral

5. Juliana Torres Martins

303.176.328-92

Mestre

Integral

6. Karla Schostack

749.406.190-87

Especialista

Integral

7. Maria Maria Martins Silva Stancati

096.457.027-04

Doutora

Integral

8. Thatiana Dantas de Lima Maia

080.072.307-42

Especialista

Integral

Regime semestral. Grade fechada, com média de 6 disciplinas por período.

Os candidatos devem, como formação mínima, apresentar certificado de Cursos do Ensino Médio ou equivalente.

Submetem-se, para isso, a um processo seletivo destinado a avaliar se possuem as condições necessárias para seguir seus estudos em nível superior.

As condições específicas para a realização do Processo Seletivo são estabelecidas pela Comissão Permanente de Processo Seletivo – CPPS e aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e publicadas em Edital, conforme determina a Lei.

Após a aprovação, os alunos podem matricular-se no primeiro período do curso, nas datas previstas no Calendário Acadêmico, desde que apresentem prova de conclusão do Ensino Médio ou equivalente. Os alunos devem matricular-se a cada novo período do curso, sendo considerados desistentes aqueles que não efetivarem a matrícula nos prazos estipulados pelo Calendário Acadêmico.

O aluno, uma vez matriculado, poderá, dentro de um período específico, requerer o trancamento de matrícula. No eventual retorno ao curso, esse aluno deverá adaptar-se ao currículo pleno vigente. As formas de acesso ao curso oferecidas pela Faculdade UNIABA são: Vestibular, Transferência, Graduado, Enem, PROUNI e Reingresso.

Duração

04 semestres | 1.920 horas

Diplomação

Tecnólogo

Modalidades

EAD

Total de Vagas

200 vagas anuais

Processo

Protocolo E-MEC nº 202111317

PROCESSO E-MEC

Certificados válidos pelo MEC, conforme portarias de autorização, recredenciamento e Renovação de Recredenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação.

Protocolo E-MEC nº 202111317

MATRIZ CURRICULAR

COORDENAÇÃO

A coordenação do curso cabe ao professor AILTON FERREIRA CAVALCANTE. O Dr. Ailton é graduado em DIREITO, ADMINISTRAÇÃO, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA e CIÊNCIAS CONTÁBEIS. É Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2000), MBA em Finanças pelo IBMEC (1998), Pós-graduação lato sensu em Docência no Ensino Superior e em Gestão de Pessoas. É aposentado do Banco do Brasil, onde atuou por muitos anos na sua Universidade Corporativa. Além de professor, atualmente é advogado militante, sócio fundador do escritório Ailton Advogados Associados.

O coordenador do curso possui regime de trabalho integral, com quarenta horas semanais de trabalho. O coordenador do curso possui formação na área (graduação e mestrado), possui representatividade nos colegiados superiores e também experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica.

O NDE encontra-se em conformidade com o disposto na RESOLUÇÃO CONAES 01, de 17/06/10. É composto por seis professores, incluído o coordenador do curso, sendo que 04 possuem titulação de doutorado, 01 é mestre e 01 é especialista:

 

 

Núcleo Docente Estruturante do curso – Faculdade UNIABA

NOME

CPF

TITULAÇÃO

CH

Ailton Ferreira Cavalcante (Coordenador)

602.861.646-04

Mestre

Integral

Andrei Clauhs

007.618.157-08

Doutor

Integral

Beatriz Emília Bartoly

825.686.347-15

Doutora

Integral

Beatriz Souza Costa

427.997.246-04

Doutora

Integral

Catharina Orbage de Britto Taquary Berino

032.342.001-06

Doutora

Integral

Esdras Dantas de Souza

068.102.841-68

Especialista

Integral

 

Os professores do NDE da Faculdade UNIABA exercem liderança no curso percebida na atuação profissional, na produção de conhecimentos na área e no desenvolvimento do ensino. O NDE possui as seguintes atribuições:

 

  1. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso.
  2. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes na matriz curricular.
  3. Atuar no acompanhamento, consolidação e implementação do PPC, realizando estudos e realizando atualizações periódicas no projeto, sempre verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante, tendo em conta a adequação do perfil do egresso, as Diretrizes Curriculares Nacionais e as demandas advindas do mundo do trabalho.
  4. Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento das linhas de pesquisa e extensão, oriundas das necessidades de graduação, de exigências do mercado de trabalho, sempre em consonância com as políticas públicas relativas às áreas de conhecimento do curso.
  5. Planejar os procedimentos para a permanência de parte dos membros do NDE até o ato regulatório seguinte.
  6. Zelar pelo cumprimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso.

O colegiado do curso está previsto nos documentos institucionais de forma plena, considerando uma análise sistêmica e global, especialmente no que se refere à representatividade dos segmentos, periodicidade das reuniões, registro e encaminhamento das decisões.

 

O Colegiado de Curso é um órgão técnico, consultivo e deliberativo em assuntos pedagógicos, científicos, didáticos e disciplinares, no âmbito do curso, sendo constituído por:

 

  1. Pelo Coordenador do Curso que o preside.
  2. Por três representantes do Corpo Docente do curso, indicados pelos docentes.
  • Um representante do Corpo Discente, indicado pelo órgão representativo entre os discentes regularmente matriculados no curso, com mandato de um ano, sem direito a recondução.

 

O Colegiado de Curso irá se reunir trimestralmente e, extraordinariamente, quando convocado pela Diretoria Geral, pelo Coordenador de Curso, por iniciativa própria ou a requerimento de 2/3 (dois terços) dos seus membros, com indicação do motivo e convocação com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

 

Haverá o registro das decisões; um fluxo de encaminhamentos das decisões; suporte ao registro, acompanhamento e execução de seus processos e decisões e ainda, avaliações periódicas sobre o desempenho do colegiado para os devidos ajustes que se fizerem necessários.

 

Compete ao Colegiado de Curso, obedecidas as diretrizes do Regimento da Instituição e o plano anual de atividades:

 

  1. definir o projeto pedagógico do curso, para posterior aprovação pelas instâncias competentes;
  2. propor alterações no currículo do curso, mediante percepção real dessa necessidade, após análise cuidadosa, e deliberar sobre o conteúdo programático de cada disciplina e atividade, obedecida a legislação aplicável;
  • promover a avaliação periódica do curso, na forma definida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA;
  1. decidir, em grau de recurso, sobre aceitação de matrículas de alunos da instituição, transferidos ou já graduados, aproveitamento, aceleração ou recuperação de estudos, adaptação e dispensa de disciplinas, de acordo com o Estatuto, este Regimento e demais normas aplicáveis;
  2. deliberar, em primeira instância, sobre os projetos de pesquisa e extensão de sua área;
  3. desenvolver e aperfeiçoar metodologias próprias ao ensino, à pesquisa e à extensão;
  • promover e coordenar seminários, grupos de estudos e outros programas, visando ao aperfeiçoamento de seu quadro docente, assim como indicar à Direção professores para participarem de cursos de pós-graduação; e

exercer outras funções que a ele, eventualmente, forem delegadas.

Whatsapp
Esclareça suas dúvidas, clique aqui!
Olá! Seja bem vindo!
Podemos lhe ajudar?